Pequeno Fragmento Florestal em meio a agricultura.
Timidamente, a cultura florestal vem ganhando espaço em pequenas propriedades rurais, em regiões de economia tradicionalmente agropecuárias, devido à apresentação técnica de viabilidade econômica a médio/longo prazo, que normalmente era/é de difícil entendimento aos proprietários.
O período de retorno mais longo confrontado com o menor capital investido, a menor oscilação de mercado e a menor suscetibilidade a variações climáticas e ataque severo de pragas e doenças são as características que mais atraem os pequenos produtores, pela troca da agricultura/pecuária pelo cultivo florestal.
Cabe ressaltar a necessidade de avaliação econômica “in locu”, e sempre lembrar que até que se feche o ciclo econômico, o agricultor necessitará de outra fonte de renda, e que mesmo após tal fechamento, o ideal é que nunca ele dependa de uma única fonte de renda, lembrando que o cultivo florestal demanda muito pouca mão-de-obra após, em média, o primeiro/segundo ano de plantio.
Ademais, vejo como nosso (engenheiros florestais, agrônomos e médicos veterinários) grande desafio a inserção de projetos de sistemas florestais que consorciem agrícola/pecuária e florestal, os sistemas agroflorestais (agricultura e florestal) ou agrosilvopastoris (agricultura, floresta e gado), os quais sabemos das vantagens que extrapolam as fronteiras ambientais, econômicas e sociais.
Marçal Akira Hanawa
Todos os comentários serão bem vindos!
Publicado anteriormente como nota no Facebook do autor do texto. (quinta, 17 de fevereiro de 2011.)
De fato é um desafio grande para os profissionais da área! Creio que o maior problema seja o custo de implantação, sendo que esses pequenos produtores vão ter que seder parte de suas áreas para uma cultura que demora a se desenvolver/dar lucro.
ResponderExcluirNo entanto, será um desafio bemvindo para os que atuam nessa área.
Belo post Dr. Marçal.
Abraços
Interessante o post Dr Marçal!E com boas perspectivas de desdobramentos, para os que "não" são da área.
ResponderExcluir