Segundo o “Guiness World Records” (Livro dos Recordes), a pimenta mais ardida do mundo é a “Trinidad Scorpion ’Butch T’” (Capsicum chinense) (Imagem 1), que é originária da Austrália. A pimenta recebe esse nome (que, traduzindo, ficaria algo como “o escorpião machão de Trinidad”) pelo formato de sua ponta, semelhante ao ferrão do escorpião. É cultivada na cidade de Morisset, cerca de 120 quilômetros da capital australiana Sydney. O cultivo demora cerca de 1 ano, até ser colhida.
Imagem 1. Fotos da pimenta Trinidad Scorpion 'Butch T'. Fonte: http://www.revistagloborural.globo.com
Para determinar a ardência de um alimento, utiliza-se a escala “Scoville” (nota no final da página e Imagem 2), e, conforme esta, a pimenta australiana atinge a marca de 1.463.700 unidades – só para se ter uma ideia, a pimenta malagueta (Capsicum frutescens) está em torno de 50.000 e 100.000 unidades e a capsaicina pura (8-metil-N-vanilil 1-6-nonamida), componente ativo das pimentas, atinge a marca de 15.000.000 unidades. Apesar da aparência inofensiva, ela é 300 vezes mais ardida que a pimenta Jalapeño (Capsicum annuum), usada para fazer o molho "Tabasco".
NOTA: A Escala Scoville foi criada em 1912 pelo químico Wilbur L. Scoville. O teste inicial consistia em misturar pimenta pura em uma solução de água com açúcar. A mistura era dada a um painel de provadores, assim, quanto mais solução de água com açúcar fosse necessária para diluir a pimenta, maior era o seu “grau de calor”.
Atualmente, a técnica foi melhorada, criando-se a unidade de Scoville, assim, 1 xícara de pimenta, que equivale a 1.000 xícaras de água, corresponde a 1 unidade da escala de Scoville.
Imagem 2. Escala Scoville. Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAlEoAqn03Q5epw3TfXCHlGE1zk18yJhw1wC-ncFIz9O-ASz3Y9VqdZ9uVyrKn_IXpmlhQmgsWFPOeTQrG7Q3CT9iXMAKhxvtnzMeInJZHDY5pgnoiGOpqPhxEG3WImsgf1pQg5AsLV6qg/s1600/Scoville.gif
Ricardo Nakamura
Lembrando que para vizualizar a imagem maior é só clicar em cima da mesma!
ResponderExcluirGrato.
Equipe Dr. Plantae
Adoro pimenta, mas não me arrisco a utilizar as mais fortes...acho q perde um pouco o gosto do alimento.
ResponderExcluiradorei o blog..beijos
Muito Obrigado pela visita T.P.O!
ResponderExcluirPois é, essas pimentas são muito fortes! Há várias receitas espalhadas de molho e outras formas de utilização! Quem sabe não fique tão forte! rs
Volte sempre!
Até mais
Muito interessante a forma como foi elaborada esta tabela!
ResponderExcluirMuito Bom Dr Ricardo! Como te se diz, pimenta nos olhos dos outros é engraçado!
ResponderExcluirA Trinidad Scorpion não é mais a pimenta mais pungente do mundo, seu posto foi ultrapassado no final de 2013 pela Carolina Reaper cerca de 2 milhões de unidade Scoville! Ambas foram criadas em laboratório,mas a pimenta natural mais forte do mundo continua sendo a Bhut Jolokia com 1.1 milhões de unidade Scoville!
ResponderExcluirEu planto a bhut e a Carolina. Realmente a bhut é ardida. Mas a Carolina Reaper é muito mais forte. Abraços
ResponderExcluir