Dell

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

E-lixo

O que é e-lixo? Você sabe? 



   Podemos definir como e-lixo ou lixo eletrônico tudo o que é proveniente de equipamentos eletro-eletrônicos, incluindo celulares, computadores, impressoras etc.
   Milhares de aparelhos são descartados diariamente, e com a rapidez da tecnologia, cada vez mais o consumidor quer substituir seus aparelhos por outros mais modernos, mesmo que os “antigos” ainda estejam funcionando.
   O lixo eletrônico causa um grave problema para o meio ambiente, pois consome uma enorme quantidade de recursos naturais em sua produção. Um único laptop, por exemplo, exige 50 mil litros d’água em seu processo de fabricação. Além disso, se considerarmos que a vida útil desses equipamentos é muito curta - a de um computador gira em torno de três anos, e a de um celular, cerca de dois anos - podemos ter dimensão da quantidade de lixo que o descarte de eletrônicos significa.
   A parte mais grave é o conteúdo do e-lixo, que inclui metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio, além de outros elementos tóxicos. Por este motivo, esses resíduos precisam de tratamento adequado para não causar danos à saúde e ao meio ambiente.
   Somente os brasileiros descartam cerca de 500 mil toneladas de sucata eletrônica todo ano. De acordo com o Greenpeace, os eletrônicos rejeitados em todo o mundo somam mais de 50 milhões de toneladas de lixo anuais.
   No Brasil, cerca de um milhão de computadores são jogados no lixo anualmente. Além disso, de 10% a 20% de celulares entram em inatividade no mesmo período. Estes materiais já representam 5% dos detritos produzidos pela população mundial.
   A estimativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) é de que, até 2030, o Brasil produzirá 680 mil toneladas/ano de resíduos eletrônicos, e cada brasileiro será responsável pela geração de 3,4 quilos de lixo digital. Outro dado preocupante é que, até 2020, o volume de resíduos procedentes de computadores crescerá 400% em países como a Índia e a África do Sul.

Para quem mora em São Paulo (Capital) há como achar um lugar para descartar facialmente, portanto não é mais desculpa falar que não sabe onde procurar. Há um site chamado e-lixo maps.

O E-LIXO MAPS é uma iniciativa do Instituto Sergio Motta em parceria com outras instituições. Trata-se de uma ferramenta de busca, desenvolvida para o mapeamento e cadastramento de postos de coleta e reciclagem de lixo eletrônico em todo Brasil. É um serviço de utilidade pública, que disponibiliza informações sobre os postos de coleta por meio de uma plataforma de fácil utilização. O E-LIXO MAPS auxilia na destinação correta do lixo eletrônico e amplia o nível de conscientização da população.

Quais são os componentes que entram em e-lixo?


Abajures, ADSL, Agendas Eletrônicas, Alarmes, Amplificadores de som, Aparelho PABX, Aparelho Telefônico, Aparelho de DVD, Aparelho de Microondas, Aparelho de som, Ar condicionado, Batedeira, Bateria de Celular, Bateria Automotiva, Cabos, Caixas de som, Caixas multimídias, Calculadoras, Câmeras fotográficas, Carregadores, Cartuchos, Catalisadores Automotivos,  CD Rom, CDs, Celulares, Centrais Telefônicas, Chip GSM, Computadores, Controle Remoto, CPUs, Data Show, Desktop, Diskman, Disquete, Drivers, DVDs, Eletrodomésticos, Estabilizadores, Esteira Elétrica, Fax, Faxes, Ferro de passar, Filmadora, Filtros de linha, Fios em geral, Fita Cassete, Floppy, Fones de ouvido, Fontes, Forno Elétrico, Freezer, Gabinetes, Geladeira, HDs, Impressoras, Lâmpadas, Lanterna, Laptops, Laser Disk, Liquidificador, Mainframes, Máquina de Cartão de Crédito, Máquina de Xérox, Máquina de Escrever, Memórias, Modens, Monitores CRT, Monitores LCD, Monitores LED, Mouses, MP3 player, Netbooks, No-breaks, Notebooks, Pads, Palm Top, Panela Elétrica, PDAs, Pen Drive, pilhas, Placa de Vídeo, Placas de circuito interno, Placas de rede, Placas de som, Placas Isa, Placa Mãe, Processadores, Projetores, Rack para servidor, Rádio, Rádio automotivo, Reatores, Relógio, Retroprojetor, Roteadores, Scanners, Servidores, Storages, Switch, Switches, Tablets, Teclado, Televisões, Tonners, Transformadores, Ventilador, Videocassetes, Videogames, Walkman, Webcam.


Site para procura: http://www.e-lixo.org/

Fonte: E-lixo Maps e Eco-Eletro

Ricardo Nakamura

2 comentários:

  1. Poô Dr Ricardo, será que se encaixa nesta situação também os seus amigos (eu), que postam corriqueiramente besteiras em seus post´s?


    Ass E-lixo Maker

    ResponderExcluir