Dell

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 24 de julho de 2011

Um pouco sobre a banana

A banana é uma fruta muito conhecida pelo brasileiro. Apesar disso, muitos são os que nunca viram a sua planta, a bananeira, nem imaginam como ela seja. Para quem nunca a viu:
Pertencente à família “Musacae”, gênero “Musa”, e subgênero “Eumusa”, a banana (Musa spp.) não tem uma localização exata de origem, porém, considera-se que seja oriunda do Sul da China ou da Indochina. Há indícios de sua presença na Índia, na Malásia e nas Filipinas há mais de 4.000 anos. E no Brasil, a fruta está desde antes do descobrimento do País, pois quando Cabral e sua tripulação aqui desembarcaram, encontraram indígenas alimentando-se da tal fruta, que é típica de regiões úmidas.
As espécies ancestrais da banana, que ainda podem ser encontradas em florestas das Filipinas, da Indonésia e da Papua Nova Guiné, apresentavam sementes (Imagem 2). Elas perderam espaço para as atuais, sem sementes, porque, no processo de domesticação da cultura, deu-se preferência aos frutos de mais fácil mastigação e, a partir da virada do século 20, com o início do melhoramento das bananeiras, as variedades desenvolvidas para o comércio em grande escala deixaram de ter qualquer caroço.

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a banana é o quarto produto agrícola mais importante para as nações em desenvolvimento. É uma das frutas mais consumidas mundialmente, rica em carboidratos e potássio, com médios teores de açúcares e vitamina A e baixos de proteínas e vitaminas B e C (ver Tabela 1 com os componentes). Apreciada por pessoas de todas as idades e classes sociais, é vendida por quilo, dedos, buque ou pencas (Imagem 3).


Constituinte
Média (g/100g)
Variação (g/100g)
Umidade
73,90
70,70 - 76,50
Proteína
1,15
1,05 - 1,30
Lipídio
0,18
0,10 - 0,38
Carboidrato
18,80
-
Fibra alimentar
2,00
1,50 - 2,50
Minerais
0,83
0,68 - 0,95
Vitamina C
12,00
7,00 - 21,00
Valor calórico
81 kcal/100g
Tabela 1. Componentes encontrados na fruta da Banana.
Fonte: Souci; Fachmann; Kraut (1986).
Imagem 3: Tipo de comercialização da Banana. Fonte: http://www.todafruta.com.br
NOTA: A fruta verde é utilizada, in natura, com grande sucesso na desidratação infantil. Seu tanino (substância responsável pelo “amarrar a boca”) reveste as paredes do intestino e do tubo digestivo, evitando, por ação mecânica, que as células dos órgãos continuem se desidratando.

Ricardo Nakamura



4 comentários:

  1. Para aumentar as fotos é só clicar em cima!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!
    Parabéns pela redação agradável ofertada!
    Tenho algumas idéias de integração arbórea nesta cultura! vamos amadurecer um artigo, o que acha Dr Ricardo?

    ResponderExcluir
  3. Seria ótimo para um próximo post! Ainda há muita coisa a ser dita sobre a cultura, mas vamos postando aos poucos!
    Obrigado pelo elogio!

    ResponderExcluir
  4. Legal a nota que vc deixou. O assunto rende outros comentários.

    ResponderExcluir